Hoje trouxemos um conteúdo informativo/educativo.
Infelizmente, muitos visitantes estão realizando o descarte de dejetos e resíduos orgânicos de forma inadequada durante a travessia da Serra Fina. Temos relatos de visitantes que encontraram focos de fezes humanas e restos alimentares pela trilha.
Reforçamos a importância de todos nós termos consciência ambiental e respeito ao meio ambiente. Aconselhamos aos visitantes para que sempre peçam instruções de profissionais e venham realizar a trilha com o máximo de informações possíveis referente a comportamento e ações de mínimo impacto durante a travessia.
É de conhecimento que a Serra Fina é berço de muitas nascentes d’águas, como por exemplo, de alguns dos rios mais famosos da região, como o Rio Verde do lado mineiro e o Rio Claro do lado paulista.
É obrigação de todos nós preservarmos essas águas, para que não haja contaminação e acarrete em problemas nos rios que abastecem cidades inteiras e a população de nossa região.
Por isso, reforçamos a todos os visitantes que por aqui passam para que não tomem banho e se limpem nas nascentes, durante o percurso percorrido, e nem utilizem a água para lavar utensílios que foram usados, como talheres ou roupas.
Você pode utilizar guardanapo para a limpeza de pratos e talheres. Limpe seus objetos com ele e traga-o de volta junto com o resto de comida, seja no shit tube ou em um saco de lixo para ser descartado da maneira correta.
Nosso objetivo é a conservação do maciço da Serra Fina e, para isso, contamos com a colaboração de todos.