APSF

Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

RPPN

Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação brasileira, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criada pelo Poder Público, após uma manifestação de vontade e caráter voluntário do proprietário rural, registrada na matrícula do imóvel, assumindo o compromisso perpétuo com a proteção, preservação e conservação de todos os seus atributos naturais e ambientais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a toda a população, em caráter perpétuo para as futuras gerações.

Hoje, a Serra Fina possui 6 RPPN’s em seu entorno, RPPN Pedra da Mina em Queluz, RPPN Alto Montana em Itamonte, RPPN Serrinha, RPPN Santa Rita de Cássia em Queluz, RPPN Travessia em Lavrinhas, RPPN Pico dos Três Estados em Itanhandu . Três delas são associadas,são eles: RPPN Pedra da Mina (Queluz), RPPN Alto Montana (Itamonte) e RPPN Pico dos Três Estados (Itanhandu).

A RPPN Alto Montana possui 672 hectares de Floresta Atlântica de Altitude e biodiversidade. Ela realiza um trabalho de incentivo à pesquisa, educação, formação de políticas públicas socioambientais, adoção de práticas sustentáveis e, com isso, apoiar projetos e atividades socioambientais nas Terras Altas da Mantiqueira. Ela se dedica a ser uma organização atuante e relevante quanto às experiências em projetos desenvolvidos na Serra da Mantiqueira a fim de contribuir com os conceitos e práticas de sustentabilidade.

A RPPN Pico dos Três Estados foi criada com o intuito de preservar o raro e delicado ecossistema de altomontana, junto a um dos cumes mais importantes da Serra Fina da qual deriva o seu nome. Além da fauna e flora típica de grandes altitudes, sob o compromisso de perpetuidade, a RPPN é guardiã da mais alta nascente do Rio Verde o qual é tributário do Rio Grande que abastece o lago de Furnas, antes de seguir caminho rumo á foz do Rio da Prata.

A RPPN Pedra da Mina possui uma área de 632,82 hectares de conservação, constituída por vegetação de Campos de Altitude e de Floresta Alto Montana. Além da proteção do Pico da Pedra da Mina e seu entorno, a RPPN também abriga e protege várias nascentes de importantes, como a nascente do Rio Claro, que brota a 2.520 metros de altitude, a mais alta do Estado de São Paulo e do Brasil. O Rio Claro é um importante afluente do Rio Paraíba do Sul, na divisa entre os municípios de Queluz e Lavrinhas. Ela protege ainda, uma rica biodiversidade de espécies da fauna e da flora, sendo uma das três maiores reservas particulares, de propriedade de pessoa física, localizadas no bioma Mata Atlântica.