Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
RPPN
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação Brasileira, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Criada pelo Poder Público, após uma manifestação de vontade e caráter voluntário do proprietário rural, registrada na matrícula do imóvel, assume-se o compromisso perpétuo com a proteção, preservação e conservação de todos os seus atributos naturais e ambientais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a toda a população, de forma contínua e permanente.
Atualmente, a Serra Fina conta com seis RPPN’s:
RPPN Alto Montana (Itamonte – MG);
RPPN Pedra da Mina (Queluz – SP);
RPPN Pico dos Três Estados, (Itanhandu – MG);
RPPN Santa Rita de Cássia (Queluz – SP);
RPPN Serrinha (Queluz, SP);
RPPN Travessia, (Lavrinhas – SP).
Três destas reservas são associadas à APSF: a RPPN Alto Montana, a RPPN Pedra da Mina e a RPPN Pico dos Três Estados.
A RPPN Alto Montana é composta por 672 hectares de Floresta Atlântica de Altitude e biodiversidade. Realiza um trabalho de incentivo à pesquisa, educação, formação de políticas públicas socioambientais, adoção de práticas sustentáveis e, com isso, ao apoio a projetos e atividades socioambientais nas Terras Altas da Mantiqueira.
A RPPN Pedra da Mina possui uma área de 632,82 hectares de conservação, constituída por vegetação de Campos de Altitude e de Floresta Altomontana. Além da proteção do Pico da Pedra da Mina e seu entorno, a RPPN também abriga e protege nascentes importantes, como a nascente do Rio Claro, que brota a 2.520 metros de altitude, a mais alta do Estado de São Paulo e do Brasil. O Rio Claro é um importante afluente do Rio Paraíba do Sul, na divisa entre os municípios de Queluz e Lavrinhas. Ela protege ainda, uma rica biodiversidade de espécies da fauna e da flora, sendo uma das três maiores reservas particulares, de propriedade de pessoa física, localizadas no bioma Mata Atlântica.
A RPPN Pico dos Três Estados foi criada com o intuito de preservar o raro e delicado ecossistema de Altomontana, junto a um dos cumes mais importantes da Serra Fina, do qual deriva o seu nome. Além da fauna e flora típica de grandes altitudes, sob o compromisso de perpetuidade, a RPPN é guardiã da mais alta nascente do Rio Verde, o qual é tributário do Rio Grande que abastece o lago de Furnas, antes de seguir caminho rumo à foz do Rio da Prata.